Menos é mais… Temos ouvido esta frase vezes sem conta nos últimos tempos com as tendências do minimalismo a aumentar. No entanto não foi nada disso que me levou a fazer esta experiência. Para quem não está familiarizado com este conceito, um roupeiro cápsula ou capsule wardrobe (muito basicamente) consiste em simplificar o seu guarda-roupa e reduzi-lo a cerca de 37 peças, sapatos incluídos. Isto de forma a agilizar o processo de nos vestirmos pela manhã e acabar com o “não tenho nada para vestir” quando temos o armário cheio de roupa (culpada!). A seleção de peças de roupa pode mudar sazonalmente.
Há cerca de um ano e meio que tenho vivido de malas de viagem. Primeiro quando vivi 3 meses em Praga e depois, entre Leiria e Lisboa até agora. Sempre que era para mudar de cidade dava comigo sentada em cima da mala, a tentar que ela fechasse e a pensar “se eu não tivesse tanta roupa…”. E o pior é quando regresso a casa. A pilha de roupa por lavar…
Por onde começar um roupeiro cápsula?
Primeiro: Tirar tudo para fora! Nesta fase dei verdadeiramente conta que tinha muito mais roupa do que precisava.
Segundo: Doar o que já não usamos e não nos trás alegria. Nas peças que estava em dúvida, decidi doar.. e a verdade é que dois dias depois já nem me lembro quais eram.
Terceiro: Esta é uma escolha mais pessoal. Não consegui fazer a decisão radical de ficar apenas com 30 e poucas peças no armário. Então dividi as que ficaram pelas estações do ano. Deixei também uma pequena secção de roupa formal (para um casamento ou evento mais importante) e de roupa desportiva.
Dica: No final devem-se mudar os cabides para serem todos iguais. Dá um aspeto mais clean e não cria tantas distrações quando tentamos escolher a roupa pela manhã.
Este foi então o resultado final para o meu roupeiro cápsula de Primavera:
1 par de calções, 2 saias, 5 pares de calças, 1 vestido longo, 3 curtos, 2 tops, 3 t-shirts, 3 camisas, 3 camisolas, 6 casacos, 2 malas, 1 cachecol e 6 pares de sapatos. Ok, eu sei… somando tudo dá 38. Mas para quem tinha 18 t-shirts, 5 das quais cinzentas com um bolsinho, é um grande progresso!
Daqui a três meses trago novidades sobre esta experiência!
Caso queira experimentar também, ou apenas “dar uma volta” ao armário, sinto-me na obrigação de avisar que pode ser um processo que causa um pouco de stress. Se se sentir perdida a meio do processo, pode contactar-me! (Veja as páginas Serviços e Contactos)
Acima de tudo concentre-se nas coisas que lhe trazem alegria, e não ansiedade.
Até à próxima.
2 Comentários
Preciso urgentemente de fazer isto antes de casar ! Adoro a ideia de ter tudo à vista para facilitar =)
Obrigada Rita. Facilita imenso de manhã quando precisas de te despachar mais rápido. São menos opções por onde escolher 🙂