Hoje quero falar-vos sobre o que faz uma Personal Organizer. Provavelmente não vou conseguir relatar neste post todas as polivalências desta profissão. Mas ainda assim quero apresentar-vos os pontos mais importantes do que fazemos e não fazemos.
O que faz uma Personal Organizer?
De forma sucinta posso dizer que nós acabamos com os dramas! Sabe quando tem um compromisso, não consegue encontrar a chave do carro e entretanto fica atrasado? E quando quer ir de férias mas as malas de viagem não fecham e não sabe como vai conseguir chegar ao chapéu de praia que está numa arrecadação cheia até à porta? Já para não falar da despensa que tem metade das coisas fora do prazo…
Pois então, todos nós temos os desafios diários e a organização da casa não é uma prioridade na nossa vida. No entanto se tivermos tudo num lugar certo, deixamos de perder tempo à procura das coisas ou a tentar arrumar a bagunça que vai acumulando. Se investir na criação de sistemas de organização de início, isso vai tornar possível gastar mais tempo a fazer aquilo que realmente importa! Nunca é tarde demais para começar.
Por vezes não ter o conhecimento suficiente ou a confusão ser de tal forma avassaladora, faz com que a maioria das pessoas não tenha coragem de começar. Ou pense que tem de ser “quando tiver mais tempo”, ou acabe por empurrar tudo para dentro de um armário. (O que não resolve nada pois a desarrumação está lá na mesma). Neste caso, uma Personal Organizer pode ser a sua maior aliada!
Na prática quais são as funções de uma Personal Organizer?
Vou então enumerar (resumidamente) algumas das funções que uma Organizadora Profissional pode ter:
1. Organização “pronto a trabalhar”
Isto é quando uma Organizer vai a sua casa ou ao seu escritório e organiza tudo consigo. Trabalhamos lado a lado com o cliente para perceber e observar o que causa a desorganização. É então criado um sistema adaptado à personalidade e estilo de vida do cliente. O tempo dedicado aqui irá variar entre algumas horas até algumas semanas, dependendo do tamanho do espaço, da quantidade de coisas e da sua facilidade em tomar decisões.
Mais tarde podem ser feitas sessões de manutenção para rever os sistemas já implementados. Altera-se o que não funcionou, reajusta-se o que saiu do sítio e observam-se novas necessidades.
2. Gestão de tempo
O nosso tempo é um recurso finito e saber como administra-lo é crucial. Quando nos sentimos sobrecarregados é difícil dar a prioridade correta a cada tarefa. Contratar uma personal organizer especializada nesta área vai ajudá-lo a atingir a máxima produtividade nas suas tarefas.
3. Mudanças, personal baby, luto
A mudança de casa, o nascimento de um bebe ou a perda de um ente querido podem ser momentos de grande tensão na nossa vida. E ter alguém que ajude a tornar estes processos mais fáceis para uma família não tem preço. No caso da mudança de casa, a organizadora pode gerir os objetos que vão ser levados para a nova casa e/ou colocar em ordem a casa nova depois de tudo ser recebido.
Existem ainda organizadoras focadas na área digital e na área de organização de fotografias, outras que dão formação às empregadas domésticas, etc.
O que uma Personal Organizer não faz:
1. Não limpa a espaço a ser organizado.
Se o espaço estiver extremamente sujo, será pedido ao cliente que faça a limpeza do espaço.
2. Não é um “faz tudo”
Não têm de montar móveis, prateleiras, dar uma pintura, etc. Estas atividades requerem equipamento e muitas vezes treinamento especializado. Já que podem causar danos na habitação.
3. Não impõe o serviço de organização
Só depois de o cliente reconhecer que precisa de ajuda é que deve contactar uma organizadora. Deve também estar preparado para tomar decisões e estas não podem ser tomadas pela profissional.
Espero ter ajudado a explicar mais um pouco do que é esta profissão bastante recente em Portugal. (Noutros países já é bem conhecida e já é desenvolvida há alguns anos.)
Se sente que precisa de ajuda com algum espaço na sua casa (closet, cozinha, etc) pode falar comigo através dos contactos ou ver os serviços para mais informações. Também estou disponível para sessões de organização virtual, em que o ajudo através da internet a organizar o seu espaço, caso não se encontre em Lisboa ou em Leiria.
Até à próxima!