Dizem que em casa de ferreiro, espeto de pau, e apesar de ser designer de interiores, o meu espaço de trabalho está a gritar por atenção e peças bonitas. No entanto, é um escritório que funciona para mim, com sistemas de organização simples e metódicos. Querem ver mais um pouco?
Logo da entrada dá para ver o cavalete da pintura. Está ali meio em jeito de lembrete/tortura para me dizer que já não pinto nada há muito tempo. Mas de resto é um espaço bastante simples e calmo.
Nos dias em que não vou a casa de um cliente, passo uma boa primeira parte da manhã a pesquisar ideias, a ver novidades no Pinterest e a ver projetos novos de outros criativos para me inspirar. (Sim! Isto faz parte do trabalho, claro.) É muito importante para qualquer designer (em qualquer área) passar tempo a ver imagens novas e a expandir a sua cultura visual.
É obrigatório ter uma estação de controlo!
De seguida venho à minha “estação de controlo” que nada mais é do que um sítio onde tenho todas as minhas próximas tarefas para fazer. Na parte de cima, tenho umas pastas brancas onde separo o trabalho no blog, para clientes de decoração e de organização. Se tiver algo urgente, a pasta estará assinalada com um post it amarelo, e é nessa que pego primeiro. Simples certo?
No compartimento do meio, tenho a pasta que levo para as reuniões com clientes, onde vou colocando tudo o que sei que vou precisar. Em baixo, tudo o que preciso para fazer anotações rápidas.
Logo por baixo, tenho um monte (nada bonito) de tarefas a fazer e documentos a guardar, para quando vou tendo 5, 2 ou até 1 minuto livre. O suposto é chegar ao final da semana sem nada aqui.
E assim fico o resto da manhã a tratar das coisas mais urgentes, responder a e-mails, agendar reuniões, fazer chamadas e trabalho administrativo. No final, é hora de ir à rua dar um passeio pequenino com o Pablo para espairecermos os dois.
Durante a tarde vou seguindo a minha agenda mas concentro-me mais em realizar os projetos, ou seja, na parte criativa destes. Desde fazer a escolha de materiais e mobiliários, a desenhar sistemas de organização,etc. Também preparo sessões fotográficas e o que vou necessitar para elas. Todos os que fazem styling sabem que guardamos algumas peças que usamos para as fotografias e é mais para isso que serve o móvel cor de oliva, para guardar o “stock”. O que não coube, foi para as prateleiras por cima da secretária.
Passo a última hora do dia a tratar das redes sociais da What She Designs (ou pelo menos tento). No entanto este horário não é fixo, e há sempre dias em que vou a reuniões, ou a escrever para o blog, ou a estudar algum curso. Mas o essencial é ter um escritório que me permita fazer todas essas coisas e que me ajude a ser criativa e produtiva.
Tudo o que preciso está aqui, tem um lugar e uma função no meu trabalho.
E todos os escritórios deveriam ser assim, certo? Assim só falta a parte decorativa!
O que me dizem? O que mudavam no vosso espaço de trabalho? Qualquer dúvida falem comigo.
Até à próxima!