
Antes de qualquer transformação extraordinária, vem o seu plano de obras. Por mais que tente despertar um lado espontâneo em cada projeto, não consigo conter a vontade de fazer todas as listas e pensar em todos os pormenores.
Se já viram todas as fotografias do “antes” da nossa nova casa, agora vou mostrar-vos a planta para perceberem melhor a sua disposição.
Layout da casa “antes”

Apesar de no geral a casa ter uma boa área, os espaços mais utilizados são pequenos e as áreas mal distribuídas. Não havia nenhum quarto com casa-de-banho e nem sequer seria possível colocar uma mesa de jantar na sala nem na cozinha. A estrutura, a localização e o exterior eram exatamente o que queríamos, mas o interior não nos iria servir bem a nós e à nossa família.
Depois de muito pensar e desenhar, consegui chegar ao layout ideal.
O plano de obras

Este é o nosso plano de obras. É claro que esta casa estava a pedir um open space. Toda a área do corredor estava a ser desperdiçada (numa casa pequena todo o espaço conta) e retirando as duas paredes sobra espaço para colocar uma mesa de refeições e outros móveis de apoio.


No quarto decidi abrir uma porta para a casa de banho das traseiras e fazer assim uma suite. Também será aberta uma passagem para o quarto ao lado que por agora servirá de apoio como “closet”. Não abrimos totalmente a parede para termos sempre disponível a opção de voltar a ter 3 quartos.

Sendo assim, nas traseiras teremos uma lavandaria, onde já não vai haver acesso à casa-de-banho grande, mas sim uma parede com as máquinas e toda a arrumação necessária para tratar da roupa.

Por fim, a garagem vai servir como o espaço principal para receber família e amigos, para além de ser onde vamos ter um escritório e todos os nossos instrumentos musicais.

Curiosos para saberem o plano de decoração para cada espaço?
Em breve partilho o que estou a planear para cada divisão, os móveis e cores. Sigam o instagram @whatshedesigns para serem os primeiros a saber tudo e acompanharem as obras em tempo real!
Mais sobre o projeto Casa C’alma:
Até à próxima!