
Eu gosto de utilizar recordações na decoração da minha casa pelo seu valor sentimental. Não tenho o hábito de procurar nas lojas de decoração objetos que eu acho que vão ficar giros numa prateleira. Isto porque gosto que cada peça conte uma história. Pode parecer difícil para ti decorares a tua casa com recordações. Mas vou deixar-te este post com as minhas dicas para o fazeres sem medos, enquanto vês as minhas novas estantes!
1 // Tipos de recordações
As mais comuns que temos normalmente são fotografias de família. Mas existem outras para além destas que por vezes não utilizamos. Temos também os objetos de familiares, como a caixa de jóias da avó ou a jarra que a mãe pintou. Tecidos ou rendas também podem ser reutilizadas e transformadas em almofadas. Mas as minhas preferidas são sem dúvida as recordações de viagens.

Não estamos obviamente em tempos de muitas viagens (por causa da pandemia) e também por isso gosto de recordar esses momentos. Quando faço uma viagem tento encontrar peças de cerâmica, livros ou até mesmo corais como este que trouxemos do México. Estes costumam sempre ser mais fáceis de enquadrar na decoração. Não se esqueçam de fugir das recordações “cliché” super coloridas que depois não sabem o que fazer com elas.
2 // Dar preferência aos neutros

Esta é fácil, pois qualquer coisa neutra se vai enquadrar facilmente na decoração da vossa casa. No entanto é necessário criar contraste para que não se torne tudo muito “pálido” ou aborrecido.
3 // Criar contraste
Se temos algum objecto que queremos destacar, a forma mais fácil de o fazer é através do contraste claro-escuro. Pegando no exemplo do coral branco, se o colocar numa prateleira branca, não se vai destacar. Para isso podemos colocá-lo sobre uma bandeja escura ou caixa de outra cor.

Resumindo, para um objeto claro, utiliza-lo sobre uma superfície ou com objetos escuros. Para um objeto escuro fazer contraste com claros.
4 // Conter o que se destaca
E vocês perguntam: Então o que faço com as recordações que não quero pôr à vista mas que gosto de ter por perto? A resposta: contê-los!
Eu gosto muito de escolher postais para trazer das viagens, mas nem sempre combinam com a estética da casa, então eu coloquei-os numa caixinha. Continuam perto para os ver regularmente mas não destoam do resto da decor.

Deixo aqui as fotografias restantes das estantes que decorei com recordações na nossa garagem.




Se quiseres ver como estava a nossa garagem antes de fazermos a nossa remodelação carrega aqui.