
Este é muitas vezes o local mais estranho para organizar, porque normalmente o armário do lavatório fica metade ocupado com a canalização. Prateleiras são impossíveis de colocar, e gavetas só se já lá existirem. Mas existem outras soluções e vou ajudar-vos a enfrentar este desafio de organização!
1. Retirar tudo e separar por categorias
Já sabem que é sempre por aqui que começo, retiro tudo e vejo o que é lixo, o que vai para reciclar, etc.. Isto vai permitir-vos ver o armário do lavatório limpo e com novos olhos para poderem perceber que tipo de organizadores vão precisar.
2. Medir antes de comprar
É fácil entusiasmar-nos e começar logo a procurar os organizadores mais utilizados para este espaço e a verdade é que encontramos artigos bastante interessantes. Mas não vão valer de nada se chegarem e não couberem no espaço.
É importante tirar medidas e perceber como podemos tirar mais partido do espaço. Se o armário do lavatório é fundo, um set de gavetas em metal ou um cesto que podemos deslizar para chegar ao fundo vão ajudar. No entanto se o armário do lavatório for pouco fundo, vamos precisar de usá-lo em altura e pequenas prateleiras ou recipientes empilháveis serão mais adequadas.

Dito isto, melhor ainda é: NÃO COMPRAR! Muitas vezes o que temos pela casa pode ser aproveitado para os espaços que precisamos de organizar e no meu caso foi exatamente isso que aconteceu.
Já tinha uma prateleira que me dava mais oportunidade de criar organização vertical e utilizei também duas caixas grandes para separar os produtos que mais uso dos que não uso.

À esquerda tenho na caixa grande as coisas que mais utilizo para limpar, que são o vinagre, álcool, sabão de marselha, bicarbonato de sódio e um borrifador com o detergente que faço; por baixo esponjas e panos.
Do lado direito na caixa grande, estão os produtos que raramente uso mas que já tinha antes de começar a minha jornada para substitui-los por produtos naturais. Como não me sinto bem em simplesmente colocá-los no lixo, vou usando até que eventualmente aquela caixa irá deixar de existir.
3. Remover embalagens excessivas

Ok, mesmo que vocês não estejam à procura de substituir os vossos produtos por alternativas naturais, o packaging de muitos dos detergentes que estão à venda no supermercado ocupam imenso espaço. As caixas de sal para a máquina, ou das pastilhas para o detergente desperdiçam espaço valioso e vocês podem dar utilidade a pequenos frascos que tenham para organizá-los melhor.
4. Identificar

Eu acho que há sempre desculpa para utilizar etiquetas, mas a verdade é que ajudam a manter tudo no lugar. Não só para nós que gostamos de detalhes, mas para os que vivem connosco saberem onde voltar a guardar alguma coisa que utilizem.
Por fim vou deixar-vos aqui alguns dos meus organizadores preferidos que gosto de utilizar quando faço organização em casa de outras pessoas:
- Prateleira extensível
- Prateleira com 2 cestos removíveis
- Arquivadores em plástico (os de metal do IKEA brancos são mais baratos e também funcionam bem)
- Toalheiro para armário
- Cesto para porta
Deixo por fim um link para o post “Porque não deve comprar organizadores quando vai às compras”